Contracepção de Emergência à base de Acetato de Ulipristal – Ulip ou Ella One

 

O que é:

Contracepção de emergência à base de 30mg de acetato de ulipristal (AUP), para uso em 1 comprimido até 120 hs após relação sexual sem proteção.

 

Como atua no organismo:

A contracepção de emergência à base de acetato de ulipristal (AUP) atua na regulação dos receptores de progesterona, na fase pré-ovulatória precoce e tardia,antes do início da subida do hormônio LH e até ao pico de LH, impedicondo a ruptura folicular, por isso atrasa a ovulação por um período de 120 horas (5 dias) – tempo de vida dos espermatozóides no trato genital. Por isso é um método anticoncepcional.

 

Eficácia na prevenção de gravidez:

. Uso de 0 a 24 horas após a relação sexual desprotegida = taxa de eficácia de 99,1%
. Uso de 0 a 72 horas após a relação sexual desprotegida = taxa de eficácia de 98,6%
. Uso de 0 a 120 horas após a relação sexual desprotegida = taxa de eficácia de 98,7%

 

Contra-indicações:

A contracepção de emergência à base de acetato de ulipristal (AUP) .

O método deve ser usado com precaução entre mulheres com asma não controlada e entre as com hipersensibilidade ao acetato de ulipristal.

 


Informações adicionais:

Não tem eficácia após gravidez instalada, por isso não deve ser utilizada em caso de gravidez.

Não há comprovação científica de que a contracepção de emergência à base de 30mg de acetato de ulipristal (AUP) tenha ação no endométrio e atue evitando a implantação do ovo na cavidade uterina.

FONTE:

CLAE; FLASOG. Pílulas de Emergência – Orientações médicas e de prestação de serviços. Versão em portugues. São Paulo: REDE CE; EE-USP, Instituto de Saúde, 2015.

SPC – Sociedade Portuguesa de Contracepção. Recomendações sobre contracepção de emergência. Lisboa: SPC, 2015. Disponível em: http://www.spdc.pt/files/14_Recomendacoes_CE.pdf