Criação

Criação da Rede CE – Rede Brasileira de Promoção de Informação e Disponibilização da Contracepção de Emergência

A partir de 7 treinamentos em contracepção de emergência realizados pelo NEPAIDS – Núcleo de Estudos para a Prevenção da Aids da Universidade de São Paulo em parceria com o Pacific Institut for Women´s Health, em 2003, em 7 diferentes estados brasileiros (CE, BA, PE, DF, MG, RJ, SP), foi articulada uma rede de troca de informações, materiais e experiências para promover a divulgação e acesso à contracepção de emergência pela população brasileira: a REDE CE – Rede Brasileira de Promoção de Informação e Disponibilização da Contracepção de Emergência. Esta rede, integra os objetivos do CLAE – Consórcio Latinoamericano de Anticoncepción de Emergência, adequando-os e aprofundando-os para o Brasil, repassando materiais técnicos e teóricos, experiências de projetos e troca de informações via e-mail e home-page.

A Rede está atualmente sendo articulada pela ONG CEVAM – Centro Vergueiredo de atenção à Saúde da Mulher, em São Paulo, após ter ficado 2 anos sob coordenação do NEPAIDS-USP. Em nível local, há, em diferentes estados, “parceiros” de referência para a busca de informação e materiais sobre o tema para quem precisar; são grupos de ação que não têm caráter representativo, mas têm papel importante de difusor da a rede, inclusive no desenvolvimento de projetos locais. Atualmente tem atuado como parceiros o GTPOS (SP), MUSA (MG), Casa Lilás (CE), Grupo Curumim (PE), Rede Nacional de Portadores de HIV (RJ) e Grupo Palavra de Mulher (BA).

Além dos parceiros a Rede CE conta com um grupo de profissionais de suporte, que têm atuado contribuindo tecnica e cintíficamente para a elaboração de materiais e informações. São eles representantes de importantes instituições brasileiras na área de Saúde e Direitos Reprodutivos:Population Council do Brasil, Ipas, Comissão de Cidadania e Reprodução, Instituto de Saúde – SES e FEBRASGO.

                                   Conheça aqui todos os nossos projetos e atividades!