Dúvidas Frequentes

Qual a eficácia da contracepção de emergência para a prevenção de gravidez?

A contracepção de emergência é segura para uso pontual, mas não é segura para uso como método anticonceptivo regular. Ela diminui a probabilidade de gravidez após a relação sexual desprotegida e não previne DST e AIDS. A contracepção de emergência não funciona para as relações sexuais mantidas depois que for tomada (só protege das anteriores). Se for utilizada nas primeiras 24 hs após a relação, tem eficácia de 98%, de 25 a 48 hs após a relação de 75% e se ingerida após 48 até 72 hs de 68%, após isso tem efeito até 120hs  de apenas 18%.

Como devo usar as pílulas de Contracepção de Emergência?

Tome a pílula o mais rápido que puder após a relação sexual desprotegida. Se forem duas doses, tome as duas ao mesmo tempo.

Como me ajudam as pílulas de Contracepção de Emergência?

A Contracepção de Emergência é segura, mas não funciona tão bem como um método anticonceptivo regular, ela diminui a probabilidade de gravidez após a relação desprotegida e não previne DST e AIDS. Ela  não funciona para as relações sexuais mantidas depois que for tomada (só protege das anteriores).

Como me sentirei depois de tomar as pílulas de Contracepção de Emergência?

O mais provável é que se sinta bem. As pílulas de contracepção de emergência não causam efeitos secundários severos ou de longo prazo. Os sintomas mais relatados são náuseas, vômitos, dor de cabeça, dor nos seios ou no abdômen durante um ou dois dias. Para prevenir a náusea podem-se tomar medicamentos uma hora antes da ingestão da pílula. Sua próxima menstruação pode atrasar alguns dias ou adiantar. Ela tende a alterar a menstruação, atrasando ou adiando alguns dias. Até ela vir utilize prevenção contraceptiva.

Onde posso obter as pílulas de Contracepção de Emergência?

Em farmácias privadas ou em Unidades Básicas de Saúde (UBS) gratuitamente, ou em farmacias.

Quanto custa?

Dependendo da marca, custa entre R$9,00 e R$23,00, mas em Unidades Básicas de Saúde e serviços de atendimento à violência, são distribuídas gratuitamente.

Em que situações a Contracepção de Emergência está indicada?

Deve ser utilizado quando houve falha da camisinha feminina ou masculina, relação com o diafragma deslocado, relação sem uso de qualquer método contraceptivo ou em caso de estupro.

Quantas vezes posso utilizar a Contracepção de Emergência?

Não é um método para ser usado com frequência, só em situações de emergência, pois usado regularmente ou com repetição pode desregular o ciclo menstrual e facilitar uma gravidez. Portanto, procure um médico e escolha um melhor contraceptivo regular para se prevenir.

As pílulas de Contracepção de Emergência são abortivas?

Não. As pesquisas asseguram que os mecanismos de ação da contracepção de emergência evitam ou retardam a ovulação e atrapalham a mobilidade dos espermatozóidez, impedindo o encontro do óvulo com o espermatozoide (fecundação). Age, portanto, antes da fecundação e por isso não tem efeito abortivo.

A contracepção de emergência provoca problemas para o bebê caso haja gravidez?

Não, não há efeitos sobre o desenvolvimento do embrião se houver uso da contracepção de emergência durante a gravidez.

 

[top]