Nº 1/ 2015 – Nov 2014/Jan 2015
BOLETIM DE INFORMES CONTRACEPÇÃO DE EMERGÊNCIA – REDE BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DE INFORMAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DA CONTRACEPÇÃO DE EMERGÊNCIA. Novembro-Janeiro de 2015
Acesse o PDF em: http://redece.org/Boletimnovembrojaneiro20152.pdf
I – Ações de Intervenção e Eventos
– 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Saúde, Desenvolvimento e Democracia: o desafio do SUS universal. 28 de julho a 1 de agosto de 2015. Local: Universidade Federal de Goiás. Data limite para envio de trabalhos: 23/03/2015.
Ver site: http://www.saudecoletiva.org.br/index.php
– 14º Congresso Paulista de Saúde Pública. Saúde e Poder: Reconectando cidadãos e trabalhadores ao SUS. 26 a 30 de setembro de 2015 em São Carlos, SP.
Ver site: http://apsp.org.br/?cat=576
II – Artigos e Livros
– Santos OA, Borges ALV, Chofakian CBN. Razões para não utilizar a anticoncepção de emergência: subestimação do risco de engravidar. Rev Enferm Atenção Saúde [Online]. jul/dez 2014; 3(2):54-63.
RESUMO: Estudo quantitativo com gestantes de gestações não planejadas mostrou que apesar de a maioria conhecer a contracepção de emergência, a minoria utilizou o método para evitar a gestação em curso porque não pensavam que iriam engravidar.
Disponível em: http://redece.org/UFTM.pdf
– Santos OA, Borges ALV, Chofakian CBN, Pirotta KCM. Determinantes do não uso da anticoncepção de emergência entre mulheres com gravidez não planejada ou ambivalente. Rev Esc Enferm USP 2014; 48(Esp):16-23. www.ee.usp.br/reeusp/.
RESUMO: Estudo transversal com amostra de gestantes de Unidades Básicas de Saúde mostrou que morar com o parceiro consiste em um determinante para o não uso da contracepção de emergência.
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v48nspe/pt_0080-6234-reeusp-48-esp-016.pdf
– Ribeiro MIB, Fernandes AJG. Conhecimento e Utilização da Contracepção de Emergência em Mulheres Jovens Estudantes do Ensino Superior. IX Encontro Nacional da APLF. Bragança, 24 e 25 de outubro 2014.
RESUMO: Estudo quantitativo com mulheres entre 18 e 24 anos realizado para avaliar o conhecimento e o uso da contracepção de emergência por jovens do ensino superior e relacionar o conhecimento com a idade e ano.
Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/11404/3/Resumos_IXALFC%20emergencia.pdf
III – Notícias na Imprensa
– Grupo de Santa Catarina realizará pesquisa sobre uso de contracepção de emergência e preservativos entre acadêmicos do curso de Medicina da Universidade do Oeste de Santa Catarina
RESUMO: O estudo visará coletar dados acerca do conhecimento e do uso de preservativos e contracepção de emergência entre acadêmicos do curso de Medicina do 2º ao 12º semestres. A coleta de dados será feita com uso de questionário auto-aplicativo elaborado e já utilizado no município de São Paulo por Figueiredo et al em 2008 na pesquisa “Comportamento sexual, uso de preservativos e contracepção de emergência entre adolescentes do município de São Paulo: estudo com estudantes de escolas públicas de Ensino Médio”.
– Projeto avalia implantação de nova estratégia de prevenção contra HIV no Brasil – Opera mundi – 07/01/15
RESUMO: O uso de um retroviral para proteger contra o vírus HIV antes do contato esta em fase de testes no Brasil. Entrevista com o coordenador do projeto no Hospital das Clínicas de São Paulo trás várias informações. Disponível em: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/samuel/39061/em+fase+de+testes+no+brasil+medicamento+que+previne+hiv+e+alternativa+a+camisinha+acredita+infectologista.shtml
– Vasalgel – O fim da vasectomia – Santa Catarina 24 horas – 17/12/14
RESUMO: Cientistas de São Francisco estão pesquisando uma substância chamada Vasalgel para o controle da natalidade de forma reversível.
Injeção da substância forma “barreira”
para a passagem do esperma. Disponível em: http://www.santacatarina24horas.com/editorias/saude/15893-vasalgel-o-fim-da-vasectomia.html
– Casos de Aids em mulheres de 13 a 19 anos supera ocorrências em homens, alerta estudo – ZH Notícias – 12/12/14
RESUMO: Relatório da ONU demonstra que a vulnerabilidade das adolescentes entre 13 e 19 anos ao vírus HIV é maior, sendo que a maior causa é o sexo desprotegido. Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/12/casos-de-aids-em-mulheres-de-13-a-19-anos-supera-ocorrencias-em-homens-alerta-estudo-4661577.html
– OMS: 225 milhões de mulheres não têm acesso a contraceptivos – Notícias R7 – 04/12/14
RESUMO: Relatório da ONU apresenta dados de que muitas mulheres ainda não tem acesso aos contraceptivos. O relatório estima que 290 mil mulheres morrem por ano por complicações relacionadas com a gravidez. Disponível em:
http://noticias.r7.com/saude/oms-225-milhoes-de-mulheres-nao-tem-acesso-a-contraceptivos-04122014
– Contra a gravidez indesejada – Pesquisa FAPESP – Jan/15
RESUMO: Na Europa um quarto das mulheres uso método anticoncepcional de longa duração e no Brasil essa taxa é somente de 6%. Pesquisadores da UNICAMP realizaram um levantamento demonstrando que esses métodos são bem mais confiáveis do que os de uso semanal ou diários e podem reduzir as mortes maternas e os abortos inseguros. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/01/19/contra-a-gravidez-indesejada/
– Decisão da Comissão Europeia concede acesso a 120 milhões de mulheres a ellaOne® – ICEC – 15/01/15 [inglês]
RESUMO: Decisão aplicável a todos os membros da União Europeia de disponibilizar a contracepção de emergência em farmácias sem a prescrição médica visando melhorar o acesso. Disponível em: http://www.cecinfo.org/european-commission-decision-grants-120-million-women-direct-access-to-ellaone/
Boletim de Informes Contracepção de Emergência
REDE CE – Rede Brasileira de Promoção de Informações e Disponibilização da Contracepção de Emergência
Brasil, São Paulo: Novembro de 2014 a Janeiro de 2015 (versão on-line no site: www.redece.org)
Contato: redece@redece.org
Elaboração e Texto: Monique Paluan Carvalho Sanchez
Coordenação: Ana Luiza Vilela Borges e Regina Figueiredo
Contribuições: Silvia Bastos
Apoio: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo