O que é Contracepção de Emergência?

O que é Contracepção de Emergência?

É um método contraceptivo PARA SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA que pode ser usado até 5 dias depois que a relação sexual já aconteceu e houve risco de gravidez. Quanto mais rápido é o uso maior a eficácia.

Recomendado para casos de estupro, problemas com o método de uso regular (falha da camisinha, expulsão do DIU, deslocamento do Diafragma), e eventual relação sem proteção. É feito a base de doses fortes de hormônios (levonorgestrel) que impedem a ovulação e a mobilidade dos espermatozóides no útero, impedindo a fecundação e, consequentemente, a gravidez.

Ele pode ser usado na forma de dose pronta (com eficácia média melhor, contra a gravidez de 99,9%) ou através de doses combinadas (método YUSPE) a partir de pílulas anticoncepcionais orais (com eficácia média contra a gravidez de 96,8%).

Importante:
  • Não é um método para ser usado com freqüência, só em situações de emergência, pois usado regularmente ou com repetição pode desregular o ciclo menstrual e faciliar uma gravidez. Quando tomado regularmente tende a falhar mais que os outros contraceptivos de uso regular.
  • Deve ser utilizado quando houve falha da camisinha feminina ou masculina, relação com o diafragma deslocado, relação sem uso de qualquer método contraceptivo ou em caso de estupro.
  • Quanto mais cedo for tomada maior sua eficácia contra a gravidez.
  • O efeito após 5 dias é mínimo, seu maior efeito é nas primeiras 72 hs depois da relação sexual.
  • Não funciona para as relações sexuais mantidas depois que for tomada (só protege das anteriores).
  • A contracepção de emergência não é abortiva, por isso ela não causa sangramentos.
[top]